NOTICIAS SOBRE AS FORMAS DE ENERGIA (ATUALIZADO DIARIAMENTE)

Correio. Salvador sexta feira 21 de outubro de 2010

O negócio das próximas décadas


O mercado mundial de energia renovável deve movimentar, até 2020, mais de US$ 3 trilhões.
Deste momento, o Brasil pode faturar pelo menos RS$ 20bilhões em exportações de bens e serviços para indústrias. As oportunidades para quem quer investir no setor são muitas. Vão desde painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e coletores solares térmicos.



Energia renovável regista um atraso



Imagem
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) deplora o facto de África estar em atraso em relação ao resto do mundo em matéria de desenvolvimento de projectos de energia renovável.
Num relatório publicado na quinta-feira em Nova Iorque, o PNUA indica que a iniciativa que visa produzir energia limpa e verde estava muito pouco desenvolvida no continente. A agência da ONU sublinha que o continente africano tinha cerca de 120 projectos de mercado de carbono já realizados ou em curso em sectores que vão da energia eólica à energia derivada de recursos florestais.

Segundo o PNUA, 20 por cento destas iniciativas consistiam na recolha de metano dos locais de enterro de resíduos para gerar electricidade. “As maiores economias de África, como o Egipto e a África do Sul, dominam estas iniciativas, com, respectivamente, 32 e 13 projectos. A Zâmbia, o Madagáscar, os Camarões e o Mali têm cada um projecto, enquanto vários países nem sequer possuem”, sublinha o PNUA.

POSTO POR:
FELIPE PAIM 8ªB